30 de nov. de 2009

:: PROJETO: JORNAL AMANCIO MORO 40 ANOS ::

O Projeto é desenvolvido sob a coordenação da Professora Marinete Belli Huf, em contra-turno com 22 alunos (2º A, B, C e 3º A, B), todas as segundas e quartas-feiras das 13:30 às 15:30 horas, totalizando 4horas/aula semanais.

No início dos nossos trabalhos os alunos participaram de uma palestra realizada pelo diretor do jornal O Paraná, Emílio Fernando Martins, no dia 11 de março para expor como se busca informações, às transforma em texto jornalístico, bem como todo o processo que envolve a produção de um diário. A segunda fase seria a visita a um jornal para a observação do seu funcionamento, porém isso ainda não foi possível, embora não tenha influenciado no desenvolvimento dos trabalhos, que a cada edição temos procurado informar a comunidade escolar sobre os acontecimentos ocorridos em nosso meio.

Tem por objetivo desenvolver a capacidade do educando em conhecer, refletir e pensar historicamente, compreendendo assim a ação humana.


Os alunos atuam fazendo a pesquisa de campo, buscando resgatar a história do nosso colégio, bem como entrevistas com ex-alunos para verificação da sua inserção no mundo do trabalho, os acontecimentos ocorridos, e o processo de transformação pela qual nossa escola passou. Desenvolvem estudos científicos para aprimoramento de seus conhecimentos, elaboram artigos jornalísticos e informativos divulgando trabalhos desenvolvidos, promoções, encontros, palestras, reuniões, agenda cultural e demais atividades que acontecem nas dependências da escola ou fora dela que tem uma participação da nossa comunidade escolar. Eles têm a responsabilidade de estar sempre atentos a tudo que ocorre, são os olheiros da escola, fotografam, filmam, acompanham todos os eventos e depois efetuam a divulgação através do jornal escrito mensalmente e jornal virtual, no qual as matérias são mais frequentes e completas.

O Programa deve ter continuidade no ano de 2010. Aproveitamos para convidar alunos que queiram participar, pois necessitamos de colaboradores que se coloquem a disposição e que tenham espírito de agentes de reconstrução, para com as questões que sejam relevantes e significativas.

Escrito por: Gracieli Solony; Sabrina Pierdoná


Postagem: Letícia Dal' Canton; Tiago Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário