18 de mai. de 2009

:: As mudanças no Enem ::

O novo vestibular terá 180 questões de múltipla escolha divididas em 4 áreas do conhecimento:ciências naturais e humanas,língua portuguesa e estrangeira,matemática, além da redação.

A decisão para seleção nas universidades caberá a cada instituição.As universadades podem usar o resultado da prova como preferirem,inclusive fazendo uma segunda fase própria.Ou poderão aderir ao Sistema da Seleção Unificado,todavia neste caso é necessário que o Enem seja única etapa do processo seletivo.As vagas ficam disponíveis em um sistema eletrônico de inscrição, válido para todo o país.

O propósito do Enem é fazer uma única prova que valerá para todas as universidades que adotarem este sistema.No entanto, nos casos em que a universidade aderir ao Sistema Unificado haverá um limite de até 5 opções por candidato, que devem ser colocados em ordem de preferência.As vagas de um curso serão oferecidas antes àqueles estudantes que o tiverem escolhido como primeira opção.

O aluno receberá sua nota antes de se inscrever nos concursos das faculdades e poderá ainda consultar as médias dos demais candidatos à vaga que ele deseja.Isso será feito por meio de um sistema on-line de inscrições,onde tais informações estarão abertas a consulta.Assim,o candidato passa a ter uma visão muito realista de suas chances no processo seletivo.

FIQUE SABENDO:Qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Médio estará habilitada a utilizar o novo método do Enem.

Não haverá limites de vezes para tentar fazer o Enem.

Neste ano, haverá um único Enem,nos dias 03 e 04 de outubro.Em 2010,o MEC pretende aplicar pelo menos dois.A meta é chegar a sete por ano,como o SAT,modelo americano no qual se inspira o novo Enem.

A nota do Enem só será válida para aqueles estudantes que já completaram o Ensino Médio.

Outra meta é fazer do Exame Nacional do Ensino Médio obrigatório até 2011,pois atualmente ele é opcional.


Sabrina Kluska; Pâmela Buratti

Postagem:Letícia Dal' Canton; Tiago Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário